Exposição na Praça Miguel Rossafa, centro de Umuarama Paraná.

Praça Miguel Rossafa - Centro de Umuarama.

O Sebo do Lírio nasceu através do amor pela literatura, foi a partir daí que nós, Renata, Tassiana e Anny, demos o primeiro passo. Nosso projeto teve início de maneira itinerante, há dois anos e meio, na cidade de Umuarama, Noroeste do Paraná, com o objetivo de incentivar a leitura local e resgatar livros que estavam sendo depositados na natureza. Recebemos muitas doações e seguimos fazendo o possível para levá-los em locais públicos da cidade, para que o maior número de pessoas pudesse ter a oportunidade de trocar ou comprar por um preço acessível.

Exposição em Feira Cultural.
Livros expostos em Feira Cultural.
Crianças ao redos dos livros expostos em praças públicas.
Fileira de livros em exposições.
Organizando a exposição de livros.

Exposições em feiras, praças e bairros da cidade.

Em julho de 2019 desenvolvemos a primeira edição de um projeto interligado ao nosso que se chama Semear - Encontro de Artistas Locais, um evento que visa incentivar e abraçar a cultura local, sem fins lucrativos, apenas para que a população conheça e admire o trabalho de artistas da nossa cidade e região, semeando a arte e o conhecimento. O evento foi um sucesso e contou com a presença de vários artistas.

Roda de música durante o Projeto Semear.
Artista expondo trabalho durante o Projeto Semear.
Público prestigiando artistas durante o Projeto Semear.
Cantores animando a exposição durante o Projeto Semear.
Artista expondo trabalho durante o Projeto Semear.

Alguns artistas e momentos do evento. 

Após a disseminação do COVID-19 e o fechamento das feiras e eventos culturais que participávamos, resolvemos no final de 2020 dar um novo passo: montar a nossa lojinha física, para que o nosso projeto seguisse e o objetivo de tornar a literatura acessível continuasse sendo alcançado. A inauguração aconteceu em fevereiro de 2021 e a partir daí, seguimos espalhando sementes por todo lado... 

Colocação da placa no nosso espaço físico.
Nossa estante de livros.
Crianças lendo em nossa lojinha.
Fachada da nossa lojinha.
Clientes prestigiando nosso espaço físico.

Preparativos para inauguração e um pouco do nosso cantinho.

Uma dessas sementes é esta lojinha online, nosso acervo sem fronteiras. Esperamos que se sinta à vontade por aqui e que possa nos prestigiar pessoalmente algum dia. Beijos literários, Re, Anny e Tassi.

Responsáveis pelo projeto, Renata, Anny e Tassiana, respectivamente.